12 de janeiro de 2012

A dor do dia seguinte

A pior parte de fazer malhação numa academia (musculação mais especificamente) não é pegar peso, nem suar, nem sentir as pernas 'tremilicarem' e muito menos ficar cansado. Sem sombra de dúvidas, a pior parte é quando a gente acorda no dia seguinte! A dor é tão intensa que chega a ser engraçado não conseguir fazer simples coisas como tossir, levantar os braços ou sentar sem sentir uma puxada em músculos que a gente nem sequer sabia que existiam. Ainda bem que ela só perdura durante a primeira semana, Ufa...
Se você, assim como eu, está sentindo estas dores, relaxe (ou pelo menos tente)... Isso não é sinal de velhice, nem de que você tem alguma doença muito rara e preocupante! Pesquisando por aí, descobri que o nome da dita cuja é Dor Muscular de Início Retardado e atinge todos que iniciam a rotina de exercícios tardiamente, uma vez que os músculos não se acostumaram com tamanho esforço. Ainda assim, apesar de ser bem chata, dizem por aí que se há dor, é porque os exercícios estão sendo realizados corretamente e que a glicose (nutriente que fornece energia para o músculo) se quebrou, resultando em acúmulo de ácido láctico no músculo, gerando fadiga muscular.

Sendo assim, podemos considerá-la uma dor boa, visto que trará resultados positivos!

Para amenizar a dor, aconselha-se a aplicação de gelo, uso de anti-inflamatórios ou massagens, mas, na minha opinião, ela não é tão insuportável assim que não dê para conviver com ela por alguns dias sem fazer uso de nada. Aconselha-se ainda que outros músculos sejam trabalhados no próximo dia de malhação para não agravar a dor que já está incomodando - o corpo humano possui mais de 650 músculos... você encontrará alguns para serem trabalhados.

Um comentário:

WILLIAM SILVA disse...

DOR MUSCULAR DE INICIO TARDIO.