16 de junho de 2012

Enfim, à Terapia!

A Psicologia estuda o comportamento humano relacionado a seus processos mentais - pensamento, fantasias, atenção, planejamento, inteligência... enfim, a cabeça humana. Mesmo estudando Psicologia há quatro anos, (me formo na área no ano que vem) nunca havia tido coragem de ir a um consultório terapêutico para me abrir de corpo e alma. Eis que esse dia chegou!

Quando iniciamos uma dieta, buscamos de antemão a ajuda de Nutricionistas, Endocrinologistas, Educadores Físicos, Fisioterapeutas, Esteticistas... Mas quase nunca (ou nunca mesmo) buscamos por um Psicólogo, mesmo sabendo que grande parte de nossa vontade de comer está na cabeça! 

Ao longo de meu processo de Engostosamento, passei a me questionar: 

"Afinal, por que quero ficar gostosa se todos dizem que estou bem assim?"
"Por que não consigo me sentir bem comigo mesma, estando assim?"
"Por que quero comer agora se não estou com fome?"
"Por que sinto tanta necessidade de comer tanto, se sei que depois vou ficar sofrendo?"
"Por que não consigo rejeitar a comida do mesmo jeito que ignoro um amigo chato?"

Um monte de por que's sem resposta, mas não sem causas!

No que diz respeito à alimentação, a Psicologia acredita que ninguém nasce compulsivo, nós nos tornamos compulsivos em algum momento de nossa vida. Ao psicólogo cabe tentar desvendar que momento de vida foi esse e como a comida funcionou para o indivíduo neste momento (e como continua funcionando até hoje). Instintivamente, o ser humano tenta se adaptar a situações difíceis na vida, e às vezes o modo como conseguem isso é comendo!  

Por tudo isso (e por mais um puco), hoje iniciei a terapia psicológica! :)

3 comentários:

Flavia disse...

Nossa que legal que faz Psico fiz 3 anos e tive que parar na época por falta de condições financeiras.Mas aprendo que todo Psicológo precisa fazer terapia rs, alias todo mundo deveria mesmo.Beijocas

Roh Jardim disse...

Ai amiga eu tb ando cheia de porques sem respostas e isso me deixa as vezes muito angustiada.
MAs de um jeito ou outro um dia serão respondidos
beijos

http://mundorohsa.blogspot.com.br/

Ívian disse...

Seu post d ehoje me fez lembrar que sempre quis ir a um psicologo mas nao tenho coragem ainda de me expor, acho que preciso tb revirar o baú que existe dentro de mim, sei que tenho coisas que precisam ser trabalhadas e um profissional desses ajuda muito e as veses sozinhas não conseguimos resolver certas coisas. Depois nos conte se ajudou vc nesse processo. Boa sorte!