18 de março de 2012

Estudar ou Malhar, eis a questão...

Durante toda esta semana precisei faltar à academia por conta da Faculdade: tive muitos trabalhos acadêmicos a fazer, e eu não poderia abrir mão deles - primeiramente porque todo um grupo de trabalho dependia de minha cooperação e, em segundo lugar, porque eu também tenho que dar a devida atenção aos meus estudos, já que é minha formação que está em jogo. Ainda assim, não vou negar que me bateu um peso enorme na consciência. Consegui emagrecer alguns quilos com essa nova dieta que estou fazendo, e tenho certeza que se malhasse durante a semana, teria emagrecido ainda mais. Fazer o que né...

Realmente, quando se tem um dia cheio como o meu, fica complicado se dedicar aos estudos: às 6h eu acordo, às 7h eu vou pra Faculdade, às 13h eu almoço, às 14h eu estagio, às 18h eu vou em casa pra trocar de roupa, às 19h eu malho, às 21h eu volto para casa, e daqui que eu jante, tome banho e descanse, já são 22h e eu tenho que dormir para poder iniciar um novo dia. Fora isso, nas terças e quintas acrescento a Fisioterapia no meu dia.

Obviamente esta semana irei compensar o tempo perdido na academia. Graças a Deus, a Faculdade está um pouco mais tranquila agora. No entanto, para não correr o risco de eu ter que abrir mão da academia novamente é preciso uma melhor organização do meu dia-a-dia. Se você, assim como eu, também está passando por esse tipo de problema, ou quer evitar que isso venha a acontecer, aqui vão cinco dicas para que você consiga dar conta de tudo!
  1. Não acumule os estudos! Tente não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje, desde pesquisas para um trabalho que será apresentado no final do mês que vem, ou a leitura de um texto aparentemente sem importância (com certeza ele vai cair na prova, acredite). Tente estudar na sala de aula, durante uma aula vaga, por exemplo.
  2. Estude aos domingos! Se não conseguir de jeito nenhum estudar durante a semana, estude aos domingos. Aproveite este dia chato para colocar os assuntos em dia (tanto os da semana que passou, quanto os assuntos da semana que irá chegar). O dia vai passar bem rápido, e você chegará ao fim dele com a sensação de dever cumprido.
  3. Peça a ajuda de seus amigos da Faculdade! Quando tiver trabalhos em grupo, tente ficar com a parte menos complexa ou com a menor. Informe que você não tem tido muito tempo para se dedicar à Faculdade, certamente eles entenderão. Caso não haja acordo, tente organizar o trabalho com antecedência, para que você possa realizar sua parte aos poucos e com calma.
  4. Não malhe todos os dias! Se as obrigações apertarem, passe a malhar dia sim-dia não, ao invés de todos os dias. O importante mesmo é malhar pelo menos três vezes na semana, não é verdade?! Você não vai deixar de engostosar por conta disso. Inclua os sábados na sua programação.
  5. Não malhe dia nenhum, mas se exercite do mesmo jeito. Por fim, se ficou claro que você terá que abdicar de sua academia para ficar em casa estudando, estude. Estudar também emagrece. Só que, durante o resto do dia, faça coisas que não lhe permitam ficar com tanto peso na consciência. Suba e desça escadas, vá ao ponto de ônibus mais distante, não permaneça sentada nos intervalos de uma aula e outra, ande numa velocidade rápida... Fora isso, não fuja da dieta. 
Então, lembre-se:

Nossa saúde mental é tão importante quanto nossa saúde física.

Beijos! ;*

Um comentário:

Fortes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.