31 de março de 2012

RPG - Reeducação Postural Global

Estão quase no fim as minhas sessões de Fisioterapia para fortalecer o tornozelo após sucessivas torções. Já fiz 9 das 10 sessões e na terça-feira realizo a última. Com todos os exercícios, massagens, torturas e choques-elétricos que Gabriel (o fisioterapeuta) me deu, sinto que meu pé está mais firme e que posso seguir minha vida tranquila e sem dor.

No entanto, 10 sessões de Fisioterapia me fizeram perceber o quanto minha postura está prejudicada. Talvez o fato de eu ter sido muito gordinha tenha prejudicado minha coluna me fazendo andar um tanto curvada, com a bunda e o joelho pra dentro. Em geral, isso não me causa dores, graças a Deus, mas fica visualmente feio não é?! E Panicat de verdade tem postura boa!

Pensando nisso, decidi não terminar a Fisioterapia, e me matriculei no RPG - Reeducação Postural Global.  

Mas o que é isso?
A Reeducação Postural Global é um método da Fisioterapia que trata as desarmonias do corpo consequentes de dores nas costas, nas articulações, de noites mal dormidas, tensões musculares, torções, obesidade, etc. Isso porque quando sofremos uma contusão, por exemplo, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de "compensação" para evitar o problema inicial. Foi o que aconteceu comigo, por exemplo, quando torci o tornozelo.

Para obter resultados positivos com RPG, são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. No meu caso, as sessões (com duração ilimitada) acontecerão todas as quintas-feiras, às 18 horas, também com Gabriel. A duração da sessão deve variar entre 30 min e 1 hora.

Apesar da queima calórica por conta do trabalho muscular, não dá pra falar que o RPG emagrece. No entanto, ao corrigir a postura, algumas gordurinhas da barriga são reposicionadas e a pessoa parece mais esbelta, fato!

"Vamo que vamo!"

Nenhum comentário: