2 de março de 2012

Estimativas Polêmicas

Há alguns dias atrás divulguei aqui no blog que fui a uma nutricionista e que ela me disse que eu precisava chegar aos 74 kg para sair da linha do Sobrepeso - o que significa que eu tenho que emagrecer 12 kg (já que estou pesando 86kg).

Ao receber esta notícia, reagi naturalmente, afinal, já estou acostumada com dietas e até já emagreci cerca de 20 kg há alguns anos atrás, quando pesava 104kg. No entanto, quando dei a notícia de que precisaria emagrecer para meus amigos, eles não reagiram da mesma forma. Alguns disseram que a minha nutricionista era doida e incompetente, outros disseram que isso era loucura, mas, em geral, todos disseram que eu não precisava emagrecer tudo isso, porque se não eu sumiria, ficaria raquítica e com cara de doente. 
104 kg X 86 kg

Resolvi então pesquisar esse cálculo que indica a minha Massa Corpórea e verificar se essa estimativa condiz com a prática, para então, confirmar se a minha nutricionista é uma maluca.

  • Índice de Massa Corpórea - o IMC.
O Índice de Massa Corpórea é uma medida internacional usada para indicar se a pessoa está abaixo, acima ou dentro dos limites de um peso saudável, considerando também a altura. Levando em conta o meu exemplo, ao dividir o meu peso atual (86kg) pelo quadrado da minha altura (1,73m), encontro o IMC de 28,76kg/m². Como indica a tabela pré-estabelecida e universalmente aceita, este IMC está dentro da classificação "sobrepeso" (que está localizada entre a a classificação saudável e o primeiro nível de obesidade).
Agora, vejamos o que acontece se eu substituir 86 kg por 74kg (que é o peso que a nutricionista me disse que eu tenho que alcançar para sair do sobrepeso). Automaticamente, meu IMC desce para 24,74 kg/m² e minha massa corporal deixa de ser Excessiva e passa a ser Saudável. :)

Logo, ponto pra minha Nutricionista! :D

Faça você o seu cálculo e, se preciso, utilize este índice como ponto de partida para uma dieta e como meta a ser alcançada. Vale a pena!

Nenhum comentário: