27 de novembro de 2013

Apresentação do TCC

Algumas pessoas já sabem que eu fui uma criança gorda e uma adolescente obesa, e que meus anos escolares não foram lá os melhores anos de minha vida. Infelizmente sofri sucessivas agressões ao longo de, aproximadamente dez anos, e sei que parte da minha personalidade foi formada dentro deste contexto, o que me trouxe algumas repercussões psicológicas e comportamentais negativas, tais como: Conduta Agressiva, Transtornos Alimentares (Compulsão e Bulimia), Distúrbio na Forma Corporal, Problemas Socioafetivos e nas Relações Interpessoais. 
Diante desta história de vida, me senti motivada a escolher o seguinte tema pra o meu Trabalho de Conclusão de Curso da minha Faculdade de Psicologia: A Repercussão Psicológica do Bullying na Infância/Adolescência em razão do Excesso de Peso, no Indivíduo quando Adulto. Apesar de muita gente acreditar que estas agressões são normais e não dão em nada, tive um imenso prazer em mostrar que eles estão errados. Pude explanar - em 70 páginas - o quão graves são os episódios de Bullying voltado a pessoas gordinhas e de que formas eles influenciam na queda de Autoestima e no Autoconceito totalmente depreciativo das vítimas. 
A apresentação aconteceu hoje pela manhã e meus nervos estavam à flor da pele! Foram cinco anos de curso resumidos em quinze minutinhos. Obviamente, me identifiquei bastante com todos os dados obtidos na pesquisa e não posso negar que meus olhos se encheram de lágrimas quando, ao fim da apresentação, mostrei uma foto minha aos 15 anos, e todos da platéia puderam observar como eu era com 34kg a mais do que o que eu tenho hoje. Naquele momento, vi que todos sentiram um pouco daquilo que eu sinto todos os dias e que senti hoje, mais do que nunca: Orgulho

Os aplausos foram imediatos e eu estou imensamente feliz com o resultado do meu projeto de pesquisa! :)

12 comentários:

Drika disse...

Parabens!!!Deve ter arrasado,bom quando transformamos algo que nos fez mal em uma vitoria ..sou dentista mas tenho muita vontade de fazer psicologia sempre me identifiquei muito com área ate mais do que com a minha profissão .Um gde bj

Camila disse...

nossa Dea, emocionei .... eu sofri de bullying quando criança, não era gorda, mas meus cabelos eram tipo Gal Costa e não era seca, pesava 52, 55 kls no máximo, sofri muito qdo descobriram q gostava de um garoto, a galera sacaneou legal com meus sentimentos, me identifiquei muito com esse comportamento bulemico, agressivo, distocido etc, era tudo isso e muitos ainda sou! Mas a maturidade nos faz acordar né! bjs

Carla Renata disse...

\o/ aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee ke orgulho mesmo.. bjokas lindeza e sucesso sempre.. PARABÉNS

Bethynha disse...

Uauuu Deaaaa. Eu morria de medo de apresentar o TCC, mas no final do meu curso eu não precisei..Deve dar um nervoso ne?Mas que bom que vc mandou super bem no trabalho, era um assunto que vc sabia de cor e salteado, por ter passado por isso.
bjos e boa quinta

Emagrecndo para a Vida disse...

Parabéns, muito sucesso para você flor!!! Sei muito bem como é isso, sofri e ainda sofro com bullying e todos os efeitos que ainda me causa.
Beijos

Anônimo disse...

eu ja passei por isso!!!
parabens pela conquista e de ter dado mais um passo nessa nova etapa!
beijos

Jac M. disse...

Déa vc descreveu um pouco de minha historia infância/adolescente...PARABÉÉNS!
+ e + sucesso!

Unknown disse...

ah fiquei emocionada!Deve ter ficado lindo! pq eu eu sofro com esses disturbios ah anos e trato disso com terapia e sei o tanto que isso afeta!
É um inferno!muito legal vc ter trabalhado isso e ter dado a volta por cima!!!
beijocas adorei o post!!

Unknown disse...

Parabéns. Acredito que seu trabalho tenha sido muito bem elaborado, afinal você era a principal protagonista dessa pesquisa. Parabéns principalmente por ter usado seu exemplo diante de todos mostrando sua superação. Fico muito feliz por você. Você merece todos esses aplausos. Beijos!!!

Michelly Almeida disse...

Déa, achei interessantíssimo. Falou de algo no qual fez parte, adorei mesmo.
Parabéns!!!

REINVENTANDO disse...

Parabéns pelo TCC e principalmente por ter escolhido um tema que tinha a ver com sua vida e superação.
Abraços.Sandra

disse...

Parabéns, Dra Andrea!

Que você tenha muitas outras vitórias para se orgulhar.

Cheiros