31 de março de 2012

RPG - Reeducação Postural Global

Estão quase no fim as minhas sessões de Fisioterapia para fortalecer o tornozelo após sucessivas torções. Já fiz 9 das 10 sessões e na terça-feira realizo a última. Com todos os exercícios, massagens, torturas e choques-elétricos que Gabriel (o fisioterapeuta) me deu, sinto que meu pé está mais firme e que posso seguir minha vida tranquila e sem dor.

No entanto, 10 sessões de Fisioterapia me fizeram perceber o quanto minha postura está prejudicada. Talvez o fato de eu ter sido muito gordinha tenha prejudicado minha coluna me fazendo andar um tanto curvada, com a bunda e o joelho pra dentro. Em geral, isso não me causa dores, graças a Deus, mas fica visualmente feio não é?! E Panicat de verdade tem postura boa!

Pensando nisso, decidi não terminar a Fisioterapia, e me matriculei no RPG - Reeducação Postural Global.  

Mas o que é isso?
A Reeducação Postural Global é um método da Fisioterapia que trata as desarmonias do corpo consequentes de dores nas costas, nas articulações, de noites mal dormidas, tensões musculares, torções, obesidade, etc. Isso porque quando sofremos uma contusão, por exemplo, a primeira reação é fazer com que o corpo tente proteger a lesão para não sentirmos dor. Por isso criamos automaticamente um mecanismo de "compensação" para evitar o problema inicial. Foi o que aconteceu comigo, por exemplo, quando torci o tornozelo.

Para obter resultados positivos com RPG, são necessárias sessões semanais de uma hora, podendo haver exceções nos casos de maior gravidade. No meu caso, as sessões (com duração ilimitada) acontecerão todas as quintas-feiras, às 18 horas, também com Gabriel. A duração da sessão deve variar entre 30 min e 1 hora.

Apesar da queima calórica por conta do trabalho muscular, não dá pra falar que o RPG emagrece. No entanto, ao corrigir a postura, algumas gordurinhas da barriga são reposicionadas e a pessoa parece mais esbelta, fato!

"Vamo que vamo!"

27 de março de 2012

Mais um, mais um!

Nada como acordar sentindo que engordou, se pesar no final do dia e ver que emagreceu mais 1 kg! Ao todo já são cinco! êêêêê

20 de março de 2012

É possível sim!

No dia 07 de Março, fui até minha Nutricionista para pegar a dieta que ela fez especialmente pra mim. Desde então venho seguindo-a da melhor forma possível. Hoje, 13 dias depois, mais uma vez fui até ela, pois ela queria saber se eu estava conseguindo seguir a dieta direitinho, se estava passando fome, se queria que modificasse alguma coisa, e para poder me pesar, é claro!

Eis então que veio a boa notícia do dia (e talvez do mês): 
EMAGRECI 4 kg em 13 dias! 

     Quase não acreditei quando vi aqueles dígitos na balança! Passei de 86kg para 82kg! Se visse uma notícia dessas na internet, juraria de pé junto que era mentira, ou acharia que a pessoa teria feito greve de fome. Mas, venho através deste Blog, dizer com todas as letras que É POSSÍVEL SIM! E sem passar fome ein... Somente com a minha dieta e a academia. 
     Vocês nem imaginam o quanto estou contente!! Já sinto minhas calças e blusas folgadas, já sinto meu rosto/braço/coxas mais finos, já sinto alguns dos meus ossinhos... Enfim, já me sinto mais magra e feliz, isso que importa!
     No dia 24 de Abril irei até ela mais uma vez para uma nova pesagem e possíveis alterações na dieta. No mais, esta aí embaixo sou eu, com 82 kg :)
82kg

18 de março de 2012

Estudar ou Malhar, eis a questão...

Durante toda esta semana precisei faltar à academia por conta da Faculdade: tive muitos trabalhos acadêmicos a fazer, e eu não poderia abrir mão deles - primeiramente porque todo um grupo de trabalho dependia de minha cooperação e, em segundo lugar, porque eu também tenho que dar a devida atenção aos meus estudos, já que é minha formação que está em jogo. Ainda assim, não vou negar que me bateu um peso enorme na consciência. Consegui emagrecer alguns quilos com essa nova dieta que estou fazendo, e tenho certeza que se malhasse durante a semana, teria emagrecido ainda mais. Fazer o que né...

Realmente, quando se tem um dia cheio como o meu, fica complicado se dedicar aos estudos: às 6h eu acordo, às 7h eu vou pra Faculdade, às 13h eu almoço, às 14h eu estagio, às 18h eu vou em casa pra trocar de roupa, às 19h eu malho, às 21h eu volto para casa, e daqui que eu jante, tome banho e descanse, já são 22h e eu tenho que dormir para poder iniciar um novo dia. Fora isso, nas terças e quintas acrescento a Fisioterapia no meu dia.

Obviamente esta semana irei compensar o tempo perdido na academia. Graças a Deus, a Faculdade está um pouco mais tranquila agora. No entanto, para não correr o risco de eu ter que abrir mão da academia novamente é preciso uma melhor organização do meu dia-a-dia. Se você, assim como eu, também está passando por esse tipo de problema, ou quer evitar que isso venha a acontecer, aqui vão cinco dicas para que você consiga dar conta de tudo!
  1. Não acumule os estudos! Tente não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje, desde pesquisas para um trabalho que será apresentado no final do mês que vem, ou a leitura de um texto aparentemente sem importância (com certeza ele vai cair na prova, acredite). Tente estudar na sala de aula, durante uma aula vaga, por exemplo.
  2. Estude aos domingos! Se não conseguir de jeito nenhum estudar durante a semana, estude aos domingos. Aproveite este dia chato para colocar os assuntos em dia (tanto os da semana que passou, quanto os assuntos da semana que irá chegar). O dia vai passar bem rápido, e você chegará ao fim dele com a sensação de dever cumprido.
  3. Peça a ajuda de seus amigos da Faculdade! Quando tiver trabalhos em grupo, tente ficar com a parte menos complexa ou com a menor. Informe que você não tem tido muito tempo para se dedicar à Faculdade, certamente eles entenderão. Caso não haja acordo, tente organizar o trabalho com antecedência, para que você possa realizar sua parte aos poucos e com calma.
  4. Não malhe todos os dias! Se as obrigações apertarem, passe a malhar dia sim-dia não, ao invés de todos os dias. O importante mesmo é malhar pelo menos três vezes na semana, não é verdade?! Você não vai deixar de engostosar por conta disso. Inclua os sábados na sua programação.
  5. Não malhe dia nenhum, mas se exercite do mesmo jeito. Por fim, se ficou claro que você terá que abdicar de sua academia para ficar em casa estudando, estude. Estudar também emagrece. Só que, durante o resto do dia, faça coisas que não lhe permitam ficar com tanto peso na consciência. Suba e desça escadas, vá ao ponto de ônibus mais distante, não permaneça sentada nos intervalos de uma aula e outra, ande numa velocidade rápida... Fora isso, não fuja da dieta. 
Então, lembre-se:

Nossa saúde mental é tão importante quanto nossa saúde física.

Beijos! ;*

14 de março de 2012

Meu Plano Alimentar

No último dia 07, fui mais uma vez à minha nutricionista - Marcela Costa - para poder pegar a minha dieta. Apesar de estar há uma semana seguindo-a fortemente, só tive tempo de divulgá-la aqui no Blog hoje, por conta das minhas obrigações com a faculdade.
_______________________________________________________________

DESJEJUM - 6:30 da manhã (antes de ir para faculdade)
  • 1 copo pequeno de iogurte desnatado com polpa de fruta (200ml) 
Super aconselho, porque, quando batidos juntos no liquidificador, além de ficar gostosa, a vitamina fica com uma textura semelhante a sorvete de fruta e costuma me deixar bastante satisfeita.  
  • 1 fatia de pão integral light
  • 1 colher de chá de requeijão cremoso light
  • 1 fruta

_______________________________________________________________ 


LANCHE DA MANHÃ - 09:30 (na faculdade)
  • 2 Polenguinhos light OU 1 caixinha (200ml) de suco com soja light 
Eu sou suspeita pra falar, porque, particularmente, adoro polenguinho. Admito que nos primeiros dias é bem difícil não sentir fome comendo apenas 2 polenguinhos, mas com o tempo a gente se acostuma.
_______________________________________________________________ 

ALMOÇO - 12:30 (em casa)
  • Salada (folhosos, legumes e frutas) crua e/ou cozida, à vontade - sem batata!
  • Vinagre e limão, à vontade.
Nesse quesito, confesso que estou sofrendo. Antes desta dieta, meus pratos de salada eram recheados de molhos rose, mostarda, mel, etc... Salada com vinagre não fica boa (eu pelo menos não gosto).
  • 1 filé de carne OU 1 posta grande de peixe OU 1 filé de frango grelhado OU 1 sobrecoxa, assada ou cozida, sem gordura aparente ou pele
  • 4 colheres de sopa de feijão temperado (sem carnes)
  • 2 colheres de sopa de arroz (preferencialmente integral)
Minha dica nesta refeição é: "capriche na salada", porque o prato fica tão pequenininho que não enche nem metade da barriga... :/ Outra queixa que eu trago é a falta do suco no almoço, e a falta da sobremesa.
_______________________________________________________________ 

LANCHE DA TARDE - 15:30 (no estágio)
  • 1 barra de cereais light OU 1 supino light
Pra quem não sabe, Supino é uma barrinha de banana e ameixa coberta com chocolate. É uma boa pedida para aqueles que não conseguem passar um dia inteiro sem comer um docinho - exemplo: EU!
_______________________________________________________________ 

SEGUNDO LANCHE DA TARDE - 18:30 (antes de ir para a academia)
  • 1 fruta
  • Suco com uma polpa de fruta (100g) com adoçante OU 1 caixinha (200ml) de suco de fruta light
Esta opção é ótima, porque eu vou pra academia me sentindo confortável: nem com fome, nem tão cheia. Aí dá pra fazer os exercícios sem sofrimento.
_______________________________________________________________ 

JANTAR - 21:00 (depois da academia, em casa)

Opção I - Realizar 1 vez na semana (segunda)
  • Omelete de queijo: - muito gostoso, recomendo!
    • 1 ovo de galinha inteiro + 1 clara
    • 2 fatias médias finas de queijo minas frescal
    • Tomate e orégano à gosto
    • Pode acompanhar salada à vontade
  • Batida de fruta:
    • 1 pode de 170 g de iogurte natural desnatado
    • 10 morangos frescos OU 1 polpa de fruta congelada de 100g
    • Adoçante 
Opção II - Realizar 1 vez na semana (quinta)
  • Salada com frango/atum/sardinha/kani:
    • Legumes crus e/ou cozidos e folhosos à vontade - sem batata.
    • 3 colheres de sopa de frango cozido desfiado OU atum OU kani
    • 1 colher de requeijão cremoso light
  • Vitamina de fruta:
    • 2 colheres de sopa de leite desnatado em pó
    • 1 banana ou 1 fatia média de mamão
    • Adoçante
Opção III (terça, quarta, sexta, sábado, domingo)
  • Pão com atum/kani/frango:
    • 1 fatia de pão integral light OU 2 torradas prontas integrais light
    • 1 colher de sopa de atum em óleo drenado OU kani picado OU frango cozido desfiado OU 1 fatia média do queijo minas frescal
    • 1/2 colher de sopa de requeijão cremoso light
  • 1 copo pequeno (200ms) de iogurte desnatado com polpa de fruta light
OBS: Nos dias que não for para a academia, Jantar a Opção III no lugar do Segundo Lanche da Tarde, acrescentando um pão. Na ceia (ás 21:00) comer uma fruta.
_______________________________________________________________ 

Prontinho, aqui está a dieta que me fará perder 12 kg. No dia 21, voltarei a minha nutricionista para ver os resultados desta dieta e para falar sobre minhas insatisfações nela. Em geral, estou conseguindo segui-la tranquilamente, não tenho tido grandes momentos de fome e o cardápio me agrada bastante. O melhor de tudo, é que as pessoas já começaram a perceber que eu estou emagrecendo, e isso só me motiva mais a continuar com a dieta :)

2 de março de 2012

Estimativas Polêmicas

Há alguns dias atrás divulguei aqui no blog que fui a uma nutricionista e que ela me disse que eu precisava chegar aos 74 kg para sair da linha do Sobrepeso - o que significa que eu tenho que emagrecer 12 kg (já que estou pesando 86kg).

Ao receber esta notícia, reagi naturalmente, afinal, já estou acostumada com dietas e até já emagreci cerca de 20 kg há alguns anos atrás, quando pesava 104kg. No entanto, quando dei a notícia de que precisaria emagrecer para meus amigos, eles não reagiram da mesma forma. Alguns disseram que a minha nutricionista era doida e incompetente, outros disseram que isso era loucura, mas, em geral, todos disseram que eu não precisava emagrecer tudo isso, porque se não eu sumiria, ficaria raquítica e com cara de doente. 
104 kg X 86 kg

Resolvi então pesquisar esse cálculo que indica a minha Massa Corpórea e verificar se essa estimativa condiz com a prática, para então, confirmar se a minha nutricionista é uma maluca.

  • Índice de Massa Corpórea - o IMC.
O Índice de Massa Corpórea é uma medida internacional usada para indicar se a pessoa está abaixo, acima ou dentro dos limites de um peso saudável, considerando também a altura. Levando em conta o meu exemplo, ao dividir o meu peso atual (86kg) pelo quadrado da minha altura (1,73m), encontro o IMC de 28,76kg/m². Como indica a tabela pré-estabelecida e universalmente aceita, este IMC está dentro da classificação "sobrepeso" (que está localizada entre a a classificação saudável e o primeiro nível de obesidade).
Agora, vejamos o que acontece se eu substituir 86 kg por 74kg (que é o peso que a nutricionista me disse que eu tenho que alcançar para sair do sobrepeso). Automaticamente, meu IMC desce para 24,74 kg/m² e minha massa corporal deixa de ser Excessiva e passa a ser Saudável. :)

Logo, ponto pra minha Nutricionista! :D

Faça você o seu cálculo e, se preciso, utilize este índice como ponto de partida para uma dieta e como meta a ser alcançada. Vale a pena!